terça-feira, 20 de julho de 2010

- Era uma Vez ... [?]

Quem disse que no mundo em que vivemos não há princesas, não há contos de fadas, não há histórias? Talvez não exista aquele tão sonhado "felizes para sempre", Talvez os princípes não sejam mais os cavalheiros que antes eram. Talvez as princesas estejam meio desorientadas. Talvez as fadas madrinhas tenham tomado férias remuneradas sem previsão de volta...
Mas as coisas realmente não estão como nas histórias.
E se a Branca de Neve acreditou no princípe errado? Se seu cavalo branco fosse emprestado e toda a história de princípe fosse somente faixada?  E se a ajuda que ofereceu aos anões não teve retorno? Talvez eles só queriam que ela fosse embora viver com o "princípe" dela e os deixasse em paz.

E se as tranças da Rapunzel tiveram que ter um reparo? Ela deve ter tido câncer depois de ter inspirado tanta poeira  naquela torre, esperando um princípe encantado que nunca chegara.
Está em processo de quimioterapia, sozinha demais para importar-se com um bom tratamento.
Tavez naquela torre não houvesse portas escadas e somente uma janela,
mas pelo menos havia uma madrasta malvada que lhe fizesse, mesmo que desagradavel, companhia.

 E se a Cinderela tiver deixado seu princípe? Talvez se sentisse melhor com uma dose de whisk já que seu marido tinha mais preocupação em agradar outras donzelas do reino, ou cantar serviçais.
Agora vê-se num bar pelas esquinas da cidade a bela princesa, alcolatra demais para deixar seu copo. Só demais para buscar melhor ajuda.



Talvez a Bela Adormecida tenha passado a eternidade esperando o beijo de seu amor verdadeiro para acordá-la. Vai ver ele não existe, ou tenha perdido muito tempo jogando futebol ao longo de sua vida e hoje está velho demais para envolver-se à um  tão caloroso e já não pode acordar tal chama em sua amada.

E se a Chapeuzinho Vermelho tiver comido todo o lanchinho de sua avó no caminho? Talvez ela tivesse com preguiça de andar demais, tenha pairado sob uma árvore e devorado toda a cesta de café da manhã que sua mãe preparou com todo o carinho para a entrega. Talvez nem existisse o Lobo Mau, e essa fosse uma descupa para o sumiço da comida. E seu maior vilão na verdade fosse ela mesma.

E se a Bela não tivesse satisfeita com sua beleza? Talvez o fato de seu pricípe ser uma Fera a incomode bastante. Talvez ela quisesse que um homem mais bonito se apaixonasse por ela também e ela prefira ser modificada clínicamente.

E se a Pequena Sereia não tiver conseguido suas pernas humanas? Talvez o princípe com quem ela se apaixonara na terra apenas a usou para conseguir fama a colocando em um aquário para encantar criancinhas. Talvez o amor prometido a ela não seje real e ela agora esteje predestinada a passar o resto de sua vida nadando para fazer com que olhares curiosos a investiguem bem.
E se a ervilha não seje mais o único problema da Princesa dos colchões. Talvez sua vida no lixão não seja como tão perfeita como ela sonhava que seria no castelo...


Talvez o "felizes para sempre" tenha se escondido em algum canto. Talvez esteja cansado de viver em lares e corações. Talvez ele precise se alguém que o encontre e o ponha de castigo para que então ele possa começar a fazer seu trabalho novamente na vida das pessoas. Talvez a pessoa que venha o encontrar não exista, talvez o resto do mundo esteja comodo demais a essa realidade para o procurar e então espera que ele apareça. Como a mágica nos contos, que já não existe do lado de fora da capa. Talvez essa nescessidade de um motivo para que todos possam sorrir está no egoísmo de sua própria gargalhada sórdida. E seus interesses não incluem sentimentos alheios de outras pessoas. Essa falta de importância torna as pessoas tão invisíveis pra elas mesmas. Esconde tanto os problemas que nosso muno sofre.
Talvez todos estejam necessitados de um pouco de pó de Pilimpimpim que os façam voar, ou aumenos uma alma mais infântil, uma inocência de criança que se importe com as feridas do mundo...
Talvez o "felizes para Sempre" não esteja escondido, talvez ele só espere que todos o encontrem juntos...




Fotos de Dina Goldstein em seu trabalho: Fallen Princess

3 comentários:

Felipe disse...

embora contos de fadas não existam, as personagens ainda existem dentro de cada pessoa, buscando o principe ou princesa que habita seus corações... seja no modo refinado que todos dizem, a começar por bailes ou outras "besteiras" proporcionadas pela sociedade... e que vc sempre seja a princesa que meus olhos veem...

beeijão meu bem!

Stephane Many disse...

Ôoh meu bem, pra ver-me como uma princesa seus olhoos são muito bondosoos viiu ?!
kaoskaoskasoas
Muito obrigada por passar por aqui e por ver tantos personagens dentro das pessoas '
Sua vida deve ser um verdadeiroo conto (:

beijoo.

Stephane Many disse...

Ôoh meu bem, pra ver-me como uma princesa seus olhoos são muito bondosoos viiu ?!
kaoskaoskasoas
Muito obrigada por passar por aqui e por ver tantos personagens dentro das pessoas '
Sua vida deve ser um verdadeiroo conto (:

beijoo.